domingo, 28 de setembro de 2008

Colônia

Ok, nao sei fazer acentos direito em teclados belgas...

Varios posts seguidos, para tirar o atraso.

Eu e a Daia fizemos uma pequena jornada sexta e sabado: acordamos cedo na sexta e fomos de trem ate Bruxelas; passamos o dia la (post anterior); dormimos na casa de parentes dos Boever (a familia em Namur); e partimos cedo (com uma carona arranjada em um site na internet) rumo a cidade de Colonia, na Alemanha (passando por um pedaço de estrada na Holanda); para, finalmente, no fim do dia, voltarmos podres para Namur. A Europa nao é mesmo tao grande, com exceçao da Russia.

Voltando ao assunto, a carona foi um esquema interessante qua a Daia arranjou. Fomos de carona ate Colonia com um cara chamado Mark. Pontual, nao fala pouco, nem muito e foi simpatico conosco. Ida e volta, sem problemas – mesmo poque, a carona nao saiu de graça, nos rachamos a gasolina.

Colonia: a cidade fica na Alemanha, logo, fala-se alemao... Estudei um pouco a lingua, mas bem pouco... Nao o suficiente para me sentir a vontade no comercio local ou entender as informaçoes turisticas no idioma local.

Colonia é uma cidade com muitas industrias, que mescla sem a menor harmonia construçoes romanas com igrejas goticas, predios da Microsoft e guindastes. Comparando com Namur, nao é muito bonita, mas tem o que mostrar ao visitante.

Primeiro, o rio Reno, que corta a cidade ao meio e segundo, a Catedral Dom, a mais alta construçao da cidade, a maior da Alemanha e uma das principais da Europa. Eu e a Daia gastamos bastante tempo explorando os vitrais da Catedral, acompanhando, meio sem querer, as missas da parte da manha e da tarde. A curiosidade local esta no nome da cidade: Colonia é a cidade onde foi criado o perfume Agua de Colonia. E a fragancia esta a venda em todo lugar.

Almoçamos em um restaurante chines, porque a Daia estava com vontade de comer Yakissoba. Agora, imagine voce, um brasileiro, em um restaurante chines na Alemanha, com um cardapio bilingue em: oras, chines e alemao. Nos ate pedimos o macarrao, mas comemos arroz com legumes...


Catedral Dom. Foto: Gabriele Alves.

Rio Reno e Dom. Foto: Gabriele Alves.

Carro eletrico para duas pessoas, comum nos paises por onde passei. Alemanha, polo na fabricaçao de autonoveis. Foto: Gabriele Alves.

Nenhum comentário: