segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Barcelona


Foto: Gabriele Alves

Extra! Extra! Consegui fugir para a Espanha!
Sim! Após duas noites mal dormidas em ônibus noturnos ao lado de gordos (realmente gordos), cheguei onde eu queria.
Por que eu queria tanto vir para a Espanha? Cara, olha essa foto aí em cima. Eu precisava sair um pouco da rota do vento frio. Eu estava meio cansada já. Mudar os ares renovou meu ânimo.
Barcelona é uma cidade muito interessante. É bonita, tem uma história legal, monumentos de arquitetura muito original - a maior parte de Antonio Gaudí - e um povo muito parecido com o nosso.
Como nem tudo é perfeito, os problemas daqui se assemelham também aos nossos. Aqui tem mais pobreza, mais mendigo, mais pedintes e já nao é tao tranqüilo, por exemplo, comer na rua.
Mas ainda assim, Barcelona - cheia de turistas - é uma cidade festeira, com uma gastronomia muito variada e muita coisa para fazer e ver. Daria até para ficar mais tempo aqui, mas devo permanecer apenas por mais uns dois ou três dias. Después, Madrid.

Ah! Quase me esqueci... A língua. Barcelona é bilíngue. Habla-se o espanhol castelhano - oficial - e também o catalao - também oficial, no fim das contas. Isso nao é, de forma alguma, um problema para um brasileiro. Mas eu, no início, só conseguia falar inglês. Sério mesmo! Meu cérebro sofreu um colapso.
Tudo começou quando saí do Reino Unido... Em Paris, me esforçei bravamente para me comunicar no idioma local com as pessoas, e também usei o espanhol e o inglês. Quando fui para a Bélgica, as coisas ficaram ainda mais complicadas, porque eu precisava me esforçar para entender o francês, me comunicar em inglês ou espanhol e ainda ligar o botao do português para falar com a Daia. Ufa!
Quando cheguei em Berlim, o colapso foi total... Alemao... Eu estudei um pouco, mas só um pouco. Alemao, inglês, espanhol, francês, português, italiano, ouvi de tudo lá. Minha cabeça quase explodiu - nossa, que exagero.
Em Barcelona, ainda nao consegui ligar o botaozinho do espanhol... Ainda estou meio perdida. Claro que eu entendo, mas na hora de falar dou uma travada. Isso começou para valer na Bélgica e acabou que agora nao consigo falar nada direito...
Ok, ok, já está passando, pelo menos ainda tenho o português...

Um comentário:

Daiana Lopes disse...

ufa!! chegou na Espanha! estava preocupada pq a dani disse q vc nao tinha ido pra casa dela..
Amiga aproveita esse sol!!! logo logo estaremos as duas no Brasil só lembrando desses dois meses super especiais! bjos gata, aproveita!