sexta-feira, 10 de outubro de 2008

España

Sí, cá estoy. En Madrid.
A cidade em si nao é assim muito bonita e nem tao plana quanto minhas cansadas pernas esperavam, mas tem várias praças (nem sempre arborizadas ou com grama) e muitos prédios históricos para ver e fotografar.
História aqui, como em toda a Europa, é o que há. A Espanha é um país com um povo muito bacana, mas que já passou por poucas e boas. Só para constar: Inquisiçao, Guerra Civil e atentados terroristas (o último em Madrid, em 2004) - o ETA anunciou um cessar fogo permanente, mas os cuidados com segurança aqui ainda merecem atençao especial do poder público.
A Espanha também é a terra de Cervantes e de Don Quixote, de Picasso, da dança flamenca e das polêmicas touradas... Por sorte, a temporada de touradas deste ano já terminou. Se nao mato um bicho nem para comer, quem dera para me divertir...
Enfim, foco em Madrid. Capital interessante para uma visita de fim de semana, sem necessidade de muito mais do que isso. Eu vou ficar mais, para descansar, mas nao há tanto assim o que fazer. Barcelona é bem mais legal. Eu fiz um programa de visitaçao. Ontem acabei por visitar e fazer tudo o que tinha planejado para dois dias em apenas uma tarde...
Madrid está em obras, assim como todas as outras capitais que visitei. Cidades antigas precisam de constantes reformas e nem os espaços turísticos escapam dessa máxima.
Para quem nao precisa se preocupar com dieta, há muito o que comer também. O Menú del Dia inclui Primer Plato, Segun Plato, Postre (sobremesa) e Bebida a partir de 6 Euros, custando, no máximo, 12.
Também estao em todos os lugares as tapas e bocadillos (lanches variados), além dos churros, nas mais variadas formas.
O clima nao está tao ameno quanto estava em Barcelona (apesar de meu último dia nessa cidade ter sido bem chuvoso e meio frio). Hoje, por exemplo, amanheceu chovendo - contrariando a previsao do tempo. O frio é constante, pela posiçao geográfica da cidade e pela estaçao do ano.
Madrid nao me parece a cidade com melhor qualidade de vida para morar, mas é bacana para uma visita. As coisas sao relativamente mais baratas do que em outros lugares por onde passei. O transporte está incluído nessa. As passagens simples de metrô, por exemplo, custam 1 Euro. Cheguei a pagar 2,10 em Berlim.
A internet é gratuita aqui no Hostel, mas nao tem entrada USB nos PCs... Logo, sem fotos por enquanto.

Nenhum comentário: