terça-feira, 26 de agosto de 2008

Novos horizontes

Hoje visitei o Museu de História Natural e o Museu da Ciência, um ao lado do outro. Ambos muito interessantes, embora eu tenha gostado mais do de História Natural. Esse programa eu queria mesmo fazer. Natureza, animais, história, conhecimento e ciência. Pra quem faltou às aulas talvez seja meio complicado acompanhar, porque é uma carga de informação muito grande (embora seja tudo muito didático - o da ciência ainda mais voltado a crianças). Se fosse humanamente possível passar atentamente por todas as exposições e guardar o conteúdo os visitantes sairiam de lá verdadeiros cientistas. Todas essas coisinhas que aparecem em e-mails testando nosso conhecimento e aquela exposição Mané de dinossauros em Curitiba, tudo está lá, aprofundado, contextualizado e explicado.


Foto: Gabriele Alves

Após visitar os museus fui até a Tower Bridge, a ponte da foto do primeiro post aqui de Londres – que meus tios erroneamente me apontaram ser a London Bridge. A verdade é que, apesar de a London Bridge ter um papel histórico importante, porque foi a primeira ponte na City, a região que primeiro se desenvolveu por aqui, a Tower Bridge é mais bacana para visitar.

Até o momento estava cercada de turistas nesses lugares. Os museus (por sorte cheguei cedo) estavam entupidos de gente e os arredores da Tower Bridge também. Então decidi explorar uma Londres diferente. Fui até Brick Lane (pelo menos esse foi o nome que me indicaram, mas não vi isso escrito em nenhum lugar lá). Andei por um bairro comercial de indianos e muçulmanos. Uma mistura de lojas moderninhas com uma feira de roupas indianas tradicionais. Dei uma procurada por coisas de dança do ventre nas lojas árabes, mas não encontrei nada.
Por aqui existem muitos indianos (normal considerando a colonização inglesa na Índia). E também existem muitos muçulmanos aqui. Não sei se alguns, ou a maioria, são indianos - realmente ainda não sou capaz de identificar com certeza.
Pensei em ir até Greenwich, mas achei que não ia dar tempo.




Fotos: Gabriele Alves