quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ups! I did it again

Após sérios problemas (óh!) com a lei norte-americana por não pagar o metrô, eu cometi o mesmo erro em Londres, nas mesmas circustâncias, porém, sem graves consequências. Corri para não perder o trem e esqueci de pagar (essas estações que contam com a honestidade das pessoas e não com a eficiência das catracas me tentam...).
Mas dessa vez não havia problema, eu comprei um passe semanal, só esqueci de passá-lo no 'pagador' de tickets. Saí na estação desejada sem ser questionada e, novamente, sem catracas. Foi como se essa viagem não tivesse acontecido em meus registros.

Foto: Gabriele Alves
E para onde eu estava indo? Greenwich, onde está o observatório real de Londres e o meridiano que determina as horas no nosso querido planeta Terra. É um passeio legal. Tem uma linha no chão e aparatos astronômicos. É mais interessante visitar à noite, pois o meridiano é marcado no horizonte com uma luz de laser partindo do observatório. Mas não rola ir lá à noite, então fiz um passeio matinal.
Dentro do observatório. Foto: Gabriele Alves
Eu em foto no telescópio.
À tarde fui até o Museu Imperial da Guerra. É um local incrível, uma documentação invejável, fonte de informações preciosas (do ponto de vista jornalístico ou não). O museu possui uma coleção quase infinita de aparatos de guerra (armas, uniformes, tanques, mísseis), vídeos, fotos, exposições direcionadas e atrações interativas para entrar no clima de uma guerra.
Deixo bem claro que tudo isso com um caráter ANTI-bélico. A idéia básica é mostrar como a coisa toda acontece (no mundo todo, separadamente), o quão estúpido é deixar acontecer e as conseqüências terríveis de uma guerra.
"Para deixar que o mau tome conta, basta que os homens bons não façam nada". Já tinha lido essa frase algumas vezes na vida, mas lá fez muito mais sentido. Tem partes de tirar o fôlego.
Desde que era pequena sempre tive dificuldade para entender o que leva pessoas a pensar em fazer guerra. Agora que eu entendo um pouco mais, acho ainda mais terrível e idiota. Barbaridade. Dava para falar muita coisa. Estou com vontade de falar muita coisa, mas esse não é o lugar, nem a hora. Vou dormir.

2 comentários:

Unknown disse...

vóvis ta aqui comigo, adorou o que leu.
não esqueça de tirar foto em frente ao palácio.
bjs bom passeio.

Daiana Lopes disse...

Maravilha.
Espero que consigamos arranjar nosso tempo para que explore tb um pouco a Bélgica!
Beijo grande.Amo-te querida.