terça-feira, 26 de agosto de 2008

Peculiaridades

Foto: Gabriele Alves
Queimando calorias para pegar o metrô.
As pessoas aqui comem em qualquer lugar. No banco da praça, na escadaria da loja, no metrô, no chão, tudo bem natural. Eu, particularmente, acho ótimo. Chega a hora do almoço, é só abrir a marmita e mandar ver.
Da mesma forma como comem em qualquer lugar, jogam lixo em qualquer lugar. Abrem um pacote e pluft, no chão, no metrô, não importa, e ninguém acha estranho. Uma vergonha. E existem explicações para o fato. A primeira é bem simples, um hábito horrível, incondizente com todo o quase excesso de educação que existe aqui (na rua é só sorry, excuse me, thank you, thanks, please). A segunda é a seguinte: Após atentados em 2005, a neura local levou a atitudes drásticas, como retirar todas as lixeiras que poderiam servir de base para um ataque terrorista. E faz algum sentido. Quase não tem lixeiras por aqui. Como ‘protesto’, as pessoas teriam começado a jogar lixo na rua.
Com toda a educação lixesca que recebi, prefiro carregar meu lixo até encontrar um local apropriado de destinação.
Outra coisa daqui que me chamou a atenção é o conceito de moda. Aqui tem de tudo, mas tudo mesmo! E não apenas pela presença de estrangeiros e sua cultura, mas o povo local também é muito livre em relação a isso. Existe a moda, a tendência, mas existe espaço para qualquer estilo. No metrô, por exemplo, dá pra roubar umas idéias interessantes.
Falando em metrô... Esse meio de transporte é muito eficiente por aqui, cobrindo quase toda a cidade satisfatoriamente. Porém... Que inferninho é esse lugar. Eles têm sérios problemas com o sistema de ventilação, todo mundo reclama. Além, é claro, do lixo. Existem muitos periódicos distribuídos gratuitamente aqui. O povo lê e larga para o próximo. Muito nobre, não fosse o fato de que no fim do dia os jornais ocupam mais espaço do que as pessoas nos vagões (ok, exagerei). Na verdade, o que indigna é o fato de algumas pessoas não tomarem banho e entrarem fedidas em um local sem ventilação... hehe Mas daí já é outra história. Em geral, tudo vai bem.

Hyde Park. Programa de domingo.

Foto: Gabriele Alves
Eu no domingo.

2 comentários:

Zeca disse...

Hahaha, dale lixo, é difícil ficar carregando lixo na mão até achar onde jogar. To adorando essas suas informãções. Um beijo e até..

Cecília disse...

também adoro a história de comer em qqr lugar! :)

tá muito legal o blog. sõ me dando mais coceirinha de viajar... aiai! aproveita, que gostoso!