domingo, 28 de setembro de 2008

Namur


Foto: Gabriele Alves

Estou na Belgica, um pais nao menos turistico dos ate entao visitados – turistico no sentido de receber visitantes, porque nessa viagem percebi que qualquer lugar pode ser turistico, isso so depende do tipo de turismo que voce procura (aqui me refiro ao turismo europeu).

A capital do pais é Bruxelas, mas tenho como base nesse pais uma charmosa cidade chamada Namur.

Namur nao é muito grande, mas é cheia de Sãos Joses dos Pinhais em volta (nao sei se deu pra entender). É que existem alguns bairros/municipios ao redor do centro, que é Namur propriamente. Estou em um desses bairros, comendo queijos, bebendo vinho e comendo chocolate... É quase verdade, mas nao paramos muito em casa – com exceçao de hoje – e tambem viajamos por esses dias.

A melhor coisa de ter vindo para ca foi encontrar a Daia. Sim, porque mentir? Eu nao teria incluido a Belgica no meu roteiro se ela nao estivesse por aqui. O fato de eu ser recebida em um ambiente super acolhedor, cheio de gente alto astral e que come muito bem foi apenas um plus.

Namur é nossa base para as aventuras europeias. A cidade tem toda uma arquitetura antiga e bem conservada, com plantinhas floridas (embora o outono esteja aí).

A principal atraçao local fica no alto da cidade, a Cidadela (nao sei se é assim que se escreve): um castelo, um forte, um grande teatro a ceu aberto e uma vista panoramica da cidade.

Daria para fazer compras aqui, se eu nao tivesse entrado em um estado de racionamento intensivo para poder sobreviver ate o fim da viagem. E comer bem e barato tambem nao é muito difícil. Aqui também da para comer os deliciosos gaufres e os baguetes da frança, com preços mais amigos. Um lanche local é a batata frita com maionese vendida em cones de papelao. Curiosidade: a origem da batata frita nao se sabe se é francesa ou belga.

Ah! Namur tambem tem algo que eu eu adoro e tambem presenciei em Bruxelas: os carros param para o pedestre em quase todas as circunstancias. En grandes cidades, mesmo na educada Europa, isso nao é muito comum.



Castelo-restaurante em Namur. Foto: Gabriele Alves.

Vista matinal da cidade. Foto: Gabriele Alves.

Dizem que o povo de Namur é sossegado demais... Foto: Gabriele Alves.

Namur. Foto: Gabriele Alves.

Um comentário:

Rogério Carvalho disse...

Ando a Correr a Bélgica de Trás para a frente. Bruxelas, Bruge, Gand, Knokke (boa praia), Antuerpia e vou a Namur ainda esta semana.

Alguma sugestao ou informaçao adicional, agradecia.

Cumps.
Roger